Angústia, pressão e vestibular

Por Davi Teixeira 

O futuro sempre foi algo que intrigou cientistas e pesquisadores, sendo comum ouvir perguntas como “Podemos prever o futuro?” ou “Um dia existirá viagem no tempo?”. Infelizmente, essas perguntas ainda não têm uma resposta, o que significa que você, estudante e vestibulando, terá que descobrir como serão os próximos capítulos da sua vida por conta própria e sem uma bola de cristal. 

Sendo assim, pelo menos uma vez você já deve ter se perguntado o que fará da sua vida quando terminar a escola. Faculdade... Que curso escolher? Falando em curso, será que devo fazer cursinho? E como vou ganhar dinheiro, ter minha casa e carro próprios? Essas são as incertezas, indecisões e dúvidas mais comuns, porém existem muitas outras que martelam o inconsciente e afetam o psicológico.

O problema é que apesar de serem comuns esses questionamentos, geralmente, eles são feitos em silêncio. Um jogo de perguntas e respostas sem fim com si próprio. E é nesse momento que surgem a ansiedade, angústia, tristeza, desmotivação (afinal, quem fica motivado sem mesmo saber o que fazer da vida?) e outros diversos sentimentos que sempre são falados por aí.  Muitas vezes você se sentirá pressionado, com a sensação de que se a escolha não for feita agora, nesse exato momento, sua vida irá acabar. Mas não, não é bem assim! A vida é um verdadeiro leque de possibilidades, no qual o caminho é um ser incerto, duvidoso, variável e mutante.

Não quero dizer que você não deve escolher agora ou que deve ficar sentado no sofá o dia inteiro, olhando para tudo e pensando no nada. É importante manter momentos de autorreflexão, principalmente sobre o futuro próprio, mas não é algo que deve ser feito rapidamente, de uma hora para outra. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição, portanto o fundamental é que você faça uma escolha que te agrade, sempre com calma. Ao se apressar, é mais fácil tomar decisões erradas ou mal pensadas, e isso sim pode te atrapalhar. 

Mas também é importante salientar que mesmo que você já tenha certeza sobre o que quer fazer quando deixar a escola, aquele tão sonhado curso, da tão sonhada universidade, pode não ser o que você pensava ser. Ou então, no meio do caminho, pode surgir uma nova oportunidade, uma nova ideia, uma nova chance, e assim os capítulos da vida vão sendo escritos, aprimorados e modificados, numa constante incerteza.

E para concluir, deixo uma citação do livro “Breves Respostas Para Grandes Questões”:

 “Assim, lembre-se de olhar para as estrelas, não para os próprios pés. Tente compreender o que vê e questione que faz o universo existir. Seja curioso. E por mais que a vida pareça difícil, sempre há algo que você pode e consegue fazer. Nunca desista. Deixe sua imaginação correr solta. Molde o futuro”. 

                                                                                                                   -Stephen Hawking


Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".

Comentários

  1. Muito bom!
    É impossível não se identificar com o texto.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto!! Parabéns, curti demais, ótimo a parte que você fala dos ditados, muito legal msm...achei genial, a parte que fala do olhando para o tudo e pensando no nada rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Davi, realmente é muito importante não esquecer de olhar as estrelas. Respirando com concentração e calma é possível fazer boas escolhas e organizar bem as ideias. As escolhas certamente começam por aquilo que não queremos para finalmente chegarmos em opções que podem nos agradar. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  4. Texto corajoso, inteligente, sensível. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Coerente, claro e conciso. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas