Você conhece a Libras?
A importância de a Língua Brasileira de Sinais ser ensinada nas escolas
Por Isabella Martins
A Língua Brasileira de Sinais, ou Libras como é mais conhecida popularmente, surgiu em 1859, criada pelo instituto dos Surdos-Mudos. O seu papel principal é conectar as pessoas e permitir que comunicações sejam feitas, que todos tenham o mesmo direito de conhecer e viver o mundo.
Segundo dados oferecidos pelo IBGE, em uma pesquisa feita em 2010, a porcentagem de brasileiros com deficiência auditiva é de 5,1% da população, ou seja, 9,7 milhões de pessoas.
Como podemos perceber, este não é um número pequeno, é um número bem relevante. Com isso vem a importância da Libras ser ensinada nas escolas. Libras é permitir que o indivíduo faça parte da sociedade, é incluí-lo. Não podemos ter Libras só na faculdade e pensar nela como apenas um “extra” no currículo. Ela deve ser ensinada nas escolas, para todos compreenderem o seu papel fundamental.
Devemos ter inclusão total, dos menores aos maiores gestos. Se ensinada desde cedo, como o inglês, será de fácil aprendizado, pois muitas palavras são fáceis de se compreender, visto que se assimilam ao que está sendo representado.
Portanto, existem vários meios para pessoas que se dispõem de vontade própria para aprender, desde cursos online a cursos presenciais e o mais maravilhoso é que alguns são gratuitos.
Então, vamos sempre pensar no que podemos fazer para sermos pessoas mais receptivas com o próximo e com o amor que podemos dar para Libras que é uma língua tão expressiva corporalmente.
Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".
Adorei! Também acho que libras deveria ser obrigatório nas escolas, além de que com isso a empatia com o próximo aumenta bastante.
ResponderExcluirMuito interessante e impressionante, gostei muito, parabéns...e com certeza, também acho que libras deveria ser obrigatório nas escolas, aumentando a inclusão social!!
ResponderExcluirOi, Isabella, ótimo direcionamento de olhar e divulgação da Língua Brasileira de Sinais!
ResponderExcluirGostei muito da reflexão. Faz-nos pensar no quanto uma sociedade está disposta a se comprometer para dar voz a todos os seus membros. Viva a solidariedade!
ResponderExcluir