(Des)Informação

 Desamparo com os estudantes

 por Daniele Silveira

Na última semana, foram liberados no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) os resultados das versões digital e impressa do Enem 2020. Segundo o órgão, apenas 28 participantes obtiveram a nota máxima na redação que tinha como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, enquanto outros 80 mil tiveram suas dissertações zeradas.

O número é o menor quando comparado às duas edições anteriores, 2018 e 2019, com 55 e 53 notas mil, respectivamente. As possíveis hipóteses para os resultados dessa edição divergirem tanto dos anos anteriores são: a dificuldade para a definição da data, o momento delicado no qual ocorreu a prova, os protocolos de securitários, além de possuir o maior índice de abstenção desde 2009. Cerca de 70% dos inscritos não compareceram para realizar o Enem impresso e 50% para o digital. 

É importante ressaltar que o site do instituto ficou instável no dia da divulgação dos resultados do exame, o que dificultou o acesso de muitos inscritos à plataforma, que só voltou a estabilidade por volta das 21h20. Não somente esse acontecimento, o INEP também tem sido alvo de muitos questionamentos relacionados às correções das redações, os vestibulandos alegam que suas notas têm inconsistências e reclamam dos critérios de correção. Muitos participantes usaram as redes sociais para demonstrar indignação com suas notas.

O instituto, em nota publicada na última sexta-feira (2), informou que não há falhas nas correções, "O INEP reforça que o processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo instituto”, ressaltou. Afirmou também que as dissertações passam por “até quatro correções” para se chegar à nota final, e que as análises feitas garantem que as notas estão de acordo com os cálculos das avaliações dos corretores.

Todas essas questões nos levam a questionar inúmeros pontos relacionados ao exame e o sistema educacional brasileiro. Por exemplo, muitos estudantes, principalmente os de escolas públicas, ficaram sem aulas durante o isolamento social devido à falta de auxílio do governo em providenciar os meios necessários para que tivessem acesso aos conteúdos oferecidos pelos professores, tendo como saída estudar por conta própria e adaptar-se aos poucos recursos disponíveis. E estes alunos que realizaram o ENEM tiveram, em sua maioria, notas insatisfatórias. 

Os baixos resultados dos últimos anos demonstram falhas e falta de investimento na educação, os alunos estão mal preparados para realizar o exame e, consequentemente, não alcançam bons resultados para ingressar em faculdades públicas ou particulares. A pressão do exame e a necessidade de ter bons resultados são fatores que preocupam os vestibulandos. 

Por ser um processo que preza, basicamente, a nota, muitos estudantes passam anos estudando para disputar vagas limitadas em faculdades com grande procura. Porém, muitos sofrem até alcançarem seus objetivos, são inúmeras horas de estudo e abdicações de momentos de lazer para, no fim, lidar com a frustração dos resultados, como os de 2020, inconsistentes e com correções equivocadas. 

Logo, fazem-se necessárias criações de políticas que auxiliem os estudantes para que estejam melhor preparados para a realização de provas como estas, investimentos na educação de base e a reformulação dos critérios de avaliação, e mais importante ainda, a devida atenção de órgãos, como o INEP, na contratação de revisores qualificados para a correção dos textos dissertativos-argumentativos e na correção propriamente dita. 

Esperamos ansiosamente por um posicionamento mais coerente do INEP e que todas as dúvidas dos estudantes sejam sanadas.



Fontes de pesquisa:

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/03/31/enem-candidatos-pedem-revisao-das-notas-de-redacao-inep-explica-processo.htm

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/03/29/enem-site-sai-do-ar-em-horario-previsto-para-divulgacao-do-resultado.htm

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/03/29/inep-divulga-resultados-do-enem-2020.htm

https://www.bonde.com.br/educacao/noticias/inep-nega-falha-na-correcao-das-redacoes-do-enem-535917.html




Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".

Comentários

  1. Muito importe a informação, eu tava um pouco confusa sobre a situação das notas e depois do texto, fiquei esclarecida sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  2. Dani, que texto necessário nesse momento de muitas angústias. Os estudantes precisam de respostas!! Parabéns pelo belo texto e por partilhar essas informações.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Daniele, texto crítico com boas reflexões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas