Resenha crítica do livro "O Morro dos Ventos Uivantes"

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Por Emilly Anne Schnoeller

    
Fonte: Amazon

    

Acreditava que o livro "O Morro dos Ventos Uivantes" tinha um romance relaxante, mas ele está longe de possuir um enredo relaxante ou romântico...

   O clássico de Emily Brontë seria descrito com mais precisão como um estudo de vingança obsessiva, no qual Heathcliff inflige sofrimento por uma negligência do passado que o fez perder o casamento com sua amada Catherine. Os dois cresceram juntos depois que o pai de Catherine encontrou Heathcliff na miséria nas ruas de uma cidade próxima e resolveu criá-lo como se fosse seu filho. Como resultado, Hindley (irmão de Catherine) odiava Heathcliff e quando seu pai morreu, ele forçou seu irmão adotivo a trabalhar na propriedade. Em vez de se casar com Heathcliff, homem que Catherine amava, Hindley a encorajou a se casar com o vizinho, acendendo o terrível desejo de vingança de Heathcliff. E assim começa a maior parte da história, onde cada personagem é abusado implacavelmente por Heathcliff. Às vezes, é quase insuportável ler sobre a crueldade que os personagens de Brontë sofrem. No entanto, como Heathcliff em sua busca por vingança, fiquei um pouco obcecada por este livro. Eu queria ler sobre o que estava reservado para cada personagem, enquanto continuava esperando por algum tipo de redenção. Será que Heathcliff finalmente se convenceria de que já havia causado sofrimento suficiente? Ele pouparia pelo menos um personagem? 

    Heathcliff não era o único personagem do livro de que era difícil gostar. Muitos dos que passaram pelo Morro dos Ventos Uivantes e pela propriedade próxima eram mesquinhos e desagradáveis. Havia a própria Catherine, que às vezes era chocantemente cruel com o marido e a cunhada e Hindley, que era invejoso quando criança e fraco e descuidado quando adulto. 

    No início, a linguagem pode parecer desafiadora, mas depois que você entra no ritmo, Brontë tem um jeito envolvente com as palavras. 

    Em última análise, O Morro dos Ventos Uivantes é uma leitura angustiante que é tão sombria quanto os pântanos em um dia tempestuoso de inverno.  Foi uma leitura rápida e é um livro que tenho prazer de ter lido! Convido todos a se aventurarem na leitura de "O Morro dos Ventos Uivantes"!


Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".

Comentários

  1. Já vou colocar esse livro em meu carrinho de compras.
    Amei a resenha, ótima indicação!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, parabéns! Com certeza lerei.

    ResponderExcluir
  3. Emily por Emilly! Adentrar o Romantismo pelos olhos ardentes dessa grande escritora é mesmo uma EXPERIÊNCIA. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas