Cruzadinha junina
Danças da festa junina
Dicas:
1. Dança tradicional brasileira, típica das regiões norte e nordeste, com história inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco.
2. Dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras.
3. Dança de roda, que envolve um mastro enfeitado, de aproximadamente 3 metros, e longas fitas multicoloridas, que são presas em seu topo, respeitando o número de pessoas que participarão.
4. De origem indígena, dançada no interior de São Paulo em festas juninas, de casamento e das colheitas, como símbolo de fertilidade e boa produção. Exige preparo físico e rítmico dos participantes, o movimento de bambus e dançadores tem que ser coordenado com perfeição, uma falta de atenção em uma fração de segundo ou um pequeno erro no ritmo das batidas ou dos passos, poderá prender e machucar o pé do dançador ou mesmo ocasionar a sua queda.
5. Dança com maior recorrência na Região Sudeste e Região Centro-Oeste do Brasil, caracterizada pela batida das mãos e dos pés.
6. Dança com muito movimento, que surgiu entre o final do século XIX e início do XX. Sua principal característica é o uso de pequenos guarda-chuvas coloridos, utilizados pelos dançarinos.
7. Dança em pares caracterizada por movimentos vivos e agitados, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas.
8. Dançado em pares em posição de abraço fechado, com os parceiros de frente um para o outro, usando contato corporal total ou parcial.
9. Dança em que um circulo é formado pelos dançadores, indo para o meio uma pessoa que depois de executar vários passos, vai dar uma umbigada, a pessoa que escolhe, a qual vai para o meio do círculo, substituí-lo.
Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção “Sobre o blog”.
Comentários
Postar um comentário