O Blog tem um Ombudsman!
É um mascote? Bebida patenteada? Que é isso?
Por Isabele Uratsuka
O que é ombudsman?
Este é um termo que vem da Suécia, significa “representante do povo” e um ombudsman é nada mais nada menos que um funcionário que recebe críticas e sugestões do povo para repassar ao governo, para que este aja de acordo com os interesses populares (segundo o site do nosso próprio governo). Essa figura foi criada em 1809 e adotada por outras nações depois. As nossas Ouvidorias Públicas vêm daí.
Ok, mas... Porque o Exatamente tem um(a)?
Estou aqui como uma mera voluntária, com o intuito de avaliar o que nossos leitores gostam ou não gostam no blog. A função é criar uma ponte para que possamos sempre melhorar. Contudo, todavia, entretanto, a função de um ombudsman não é a mesma de um editor. A expectativa é que haja críticas um pouco mais profundas do que “olha, vocês colocaram uma vírgula errada aqui”. Críticas gramaticais são bem-vindas, claro. Assim como críticas de conteúdo ou sobre a postura tomada sobre um determinado assunto, ou ainda sobre a falta de um assunto que você considera de suma importância em um blog.
Anton Ego, Ratatouille / Google Imagens |
Apesar de quê, não sei nem se eu me adéquo a esse perfil. Sou suspeita para falar quando o assunto é o Exatamente, o Blog, mas diria que os melhores candidatos ao cargo de incorporação são o Mestre Oogway ou o Mestre Shifu, de Kung Fu Panda.
Em vista dos candidatos, acredito que neste momento eu sou o Po.
Mestre Oogway / Google Imagens |
Mestre Shifu / Google Imagens |
Reclamações frequentes de quem lê
“Alguns textos são longos demais e outros são curtos demais. Onde está o equilíbrio entre os dois?” — diz uma de nossas leitoras assíduas, representando um grupo maior do que imagina.
Visão (ou desabafo?) da ombudsman
Como leitora ávida e fiel tenho uma crítica que me perturba desde os primórdios deste blog. Pode passar despercebida para muitos, mas a formatação é algo visual que impacta diretamente na impressão de cada texto, e há muitos textos que estão com a letra muito pequena enquanto outros estão com ela muito grande, texto justificado em uns e alinhamento à esquerda em outros e assim segue. É algo que após reclamação foi devidamente padronizado, mas que volta a acontecer em cada publicação.
Experiência da editora
Como é estar por dentro do blog? O que mais me anima é ver as impressões das publicações, que tal qual o Instagram mostram estatísticas, número de acessos e inscritos, quantas pessoas ativaram as notificações, etc. Além dos números também há os comentários fora do blog. Professores e colegas comentam vez ou outra e pequenos (ou grandes) debates são levantados, e ver que há pessoas que realmente estão lendo os textos verbais e não verbais postados aqui traz uma sensação fora de série.
É uma experiência que pode ser estressante, claro, assim como qualquer trabalho em grupo, porém a satisfação com o trabalho supera qualquer perrengue, exceto talvez umas noites mal dormidas, mas isso vai de cada um.
Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".
Comentários
Postar um comentário