A cultura do cancelamento nas mídias sociais

 A cultura do cancelamento e o meio virtual no Brasil

Por Heloísa Horikawa

    É de conhecimento geral que a internet está tendo cada vez mais espaço na vida das pessoas, logo, as redes sociais também. Em meios virtuais tudo é postado publicamente, consequentemente qualquer pessoa com acesso á internet pode ver, por isso a chance de ser julgado e criticado é muito grande, principalmente se forem pessoas famosas, como a cantora Luísa Sonza, que foi acusada de ter traído seu ex-marido, Whindersson Nunes, e extremamente cancelada nas redes sociais.

Em consequência de tantos julgamentos, críticas e ofensas, pode-se perceber a falta de empatia, visto que as pessoas não refletem sobre o peso que as suas palavras podem ter ao próximo. Isso pode não só levar à baixa autoestima; as opiniões e comentários desnecessários podem levar ao suicídio, como o de Lucas Santos um jovem de 16 anos que postou um vídeo no TikTok, recebeu diversos comentários ofensivos, motivando seu suicídio,. Embora Luísa Sonza tenha recebido várias ofensas, ela procurou um modo de desabafar e falar seu lado, então escreveu uma música, chamada “Intere$$eira”.


Mãe de Lucas Santos, cantora Walkyria Santos posta foto
no Instagram em campanha da aprovação de Lei Lucas Santos*



Lyric Video da música INTERE$$EIRA de Luísa Sonza


Dessa forma, notamos que a falta de empatia precisa ser melhorada individualmente e também é necessário que o governo (através de campanhas educativas na mídia, em escolas e palestras) e a própria rede social tomem a iniciativa de criar uma forma de conscientizar sobre a cultura do cancelamento e banir comentários ofensivos, com o objetivo de melhorar o convívio na internet e evitar outros suicídios, como o de Lucas, e cancelamentos, como o de Luísa Sonza.


*A Lei Lucas Santos de combate ao cyberbullying foi aprovada na Câmara Municipal de Natal.


Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção “Sobre o blog”.


Comentários

Postagens mais visitadas