Por que as músicas atuais estão mais barulhentas?
Por Lucas Gonçalo
Você provavelmente notou que as músicas lançadas atualmente, estão cada vez mais barulhentas. Este fenômeno não é por acaso, a unidade de medida LUFS está constantemente mais irrelevante na mastreação de um conteúdo sonoro.
O que são LUFS?
LUFS é uma abreviação para Loudness Units Relatives to Full Scale, que, basicamente, trata-se de uma unidade de medida de áudio, no qual, leva em consideração a percepção auditiva.
Apesar das plataformas de streaming estipularem um valor máximo para esta unidade de medida, engenheiros de áudio estão refutando esta padronização, mesmo que haja uma distorção no áudio por exceder a determinada quantidade de LUFS. Porque basicamente, o volume “alto” de uma música ocasiona a liberação de endorfina, atraindo assim, os ouvintes.
Mas não se engane, uma música ser consideravelmente mais “alta” não significa que há uma eminente quantidade de decibéis, fazendo que uma música escutada em fones de ouvido possa ser ouvida a metros de distância. Pelo contrário, a unidade de medida LUFS mede a disparidade de volumes de elementos dentro de uma canção.
Sendo assim, os elementos que estariam mais baixos dentro da música estão constantemente mais barulhentos, encurtando estes dois extremos e assim criando a impressão de que o áudio está mais “sujo” ou mais “barulhento”.
Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".
Boa reflexão! A música contemporânea é reflexo dos dias atuais?
ResponderExcluir