Resenha crítica do livro "If I Stay"

Por Giulia Alves

Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você.


Como posso não suspirar ao ler esta citação? Como é possível não ter uma reflexão com essa simples frase?

Com esse questionamento começo a minha resenha crítica sobre o livro “If I stay” publicado pela editora Novo Conceito, da escritora Gayle Forman e dos gêneros ficção científica, romance e sobrenatural de apenas 224 páginas, publicado em 2009.

O livro conta a história de Mia Hall, uma bela e talentosa jovem musicista de 17 anos. No auge de sua vida, ela e sua família sofreram um grave acidente de carro e Mia é a única sobrevivente que permanece em coma com o intuito de decidir o que irá escolher, a vida ou a morte.

Entretanto, há uma coisa: apesar de estar em coma, seu espírito consegue ver tudo o que está acontecendo. Ela presenciou seu resgate, foi ao hospital e viu a dor de seus amigos, família e namorado, que torcem para que ela volte. Daí em diante, Mia começa a relembrar os momentos mais especiais de sua vida, enquanto decide se desiste de tudo ou luta pela sobrevivência.

Capa do livro e filme If I Stay/Wikipédia


Quando eu escolhi comprar esse livro, o objetivo principal era treinar a língua estrangeira e aperfeiçoar meu vocabulário, mas eu recebi bem mais que isso! Dentre as tantas mensagens lindas que o livro transparece, a que mais me chamou atenção foi o tópico de respeitar as diferentes personalidades e estilos de vida. Mia é uma garota completamente diferente de seus pais e de seu namorado, mas ela não é infeliz e nem julgada, pelo contrário: todos sabem conviver, respeitar e aprender uns com os outros.

Outros fatos legais sobre o livro que eu gostei, foram a abordagem de relações recíprocas e o envolvimento com a música. Porém, de certa forma, após assistir o filme fiquei ainda mais emocionada com a demonstração de como as canções foram apresentadas de forma profunda no filme.

Sem sombra de dúvidas, esse livro se tornou um de meus prediletos! A autora escreve na primeira pessoa de forma informal e clara, o que permite a terminação do livro de forma breve. É impossível não se apaixonar por todos os personagens descritos e devido a isso, recomendo com muito gosto, a leitura dessa emocionante história.

Para quem se interessar:


Boa leitura! :)

Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".

Comentários

  1. Adorei a resenha, me despertou uma vontade imensa de ler o livro, uma sensação que não sinto a um bom tempo, muito obrigado pela indicação !!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, me deu vontade de ler, adoro uma ficção cientifica!!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua indicação, vou até adquirir o livro!! Parabéns pelo seu esforço e dedicação, você escreve muito bem !!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Mesmo não sendo fã desse gênero, me interessei muito por conta da sua indicação!

    ResponderExcluir
  5. Que resenha incrível!! Vc escreve demaais, muito obrigadooo pela ótima indicação, mesmo não sendo o tipo de livro que mais curto, deu uma vontade gigante de ler...parabéns!!👏👏

    ResponderExcluir
  6. Olá, Giulia, ótimo texto com boa organização das ideias. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Amei, vou ler o livro apenas por sua resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas