TED “O perigo de uma única história” (RESENHA CRÍTICA)
Por Rafael Franciscato
Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana que nasceu no ano de 1977. Mesmo com uma infância complicada em seu país de origem, conseguiu se mudar para os Estados Unidos para estudar, e após isso, conseguiu ter uma carreira com muito sucesso, como escritora, fazendo assim vários livros com temas como o feminismo e até sobre o continente que vivia. No entanto, vamos analisar sua conferência TED “O perigo de uma única história”, feito em 2009.
Nesta palestra, ela relata uma grande falha que temos na comunicação de nossa sociedade, e através disso, criamos estereótipos por viver somente a nossa realidade e nossa “verdade”, não querendo ver a dos outros. No caso de Chimamanda, por conta de seu passado num país africano, ela conta alguns dos estereótipos que vivenciou, ou até desafiou as pessoas por não saberem a realidade vivenciada pela escritora.
Outra coisa muito interessante que a escritora nigeriana relata nesse TED, são as histórias e a literatura dos povos africanos, a qual deveriam ser compartilhadas e contadas para o mundo todo e com isso todos teríamos uma noção da realidade desses povos, diminuindo os estereótipos.
Para finalizar, eu recomendo vocês a assistirem essa ótima palestra, ela não é muito longa e sim dinâmica, também tem uma temática muito interessante que fala sobre as grandes problemáticas de uma sociedade ou da nossa própria humanidade ter apenas uma verdade.
Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".
Sempre ouvi falar sobre as palestras TED, mas não sabia qual tipo de conteúdo era abordado e nem como eu poderia acessar. Com sua resenha, pude consultar todas essas dúvidas e ainda aprender um pouco mais sobre essa escritora nigeriana!
ResponderExcluirParabéns pela resenha, eu amei!
Oi, Rafael, ótimo texto e ótima palestra. É muito importante reconhecermos os perigos de uma única narrativa. Parabéns!
ResponderExcluirÓtima recomendação! Essa palestra é fantástica, e a Chimamanda é cativante.
ResponderExcluir