Dualismo
-Davi Teixeira
Um tempo desses a professora Janaína Duarte (Jana) trouxe ao terceiro ano do ensino médio uma proposta: produzir uma tela expressionista. A princípio, achei que seria fácil fazer uma pintura do tipo e então nem me preocupei muito em fazer o trabalho logo de cara. Os dias foram passando, a data de entrega se aproximou e quando resolvi “botar as mãos na massa”, nada saiu. Não consegui produzir, literalmente, nada.
Faltavam dois dias para a data marcada e eu não havia nem começado o trabalho. Isso nunca me acontecera antes: não entregar um trabalho de artes ou qualquer outra disciplina por “falta de criatividade” não é algo típico de mim.
Após a aula anterior à entrega, voltei para casa muito pensativo. Simplesmente não conseguia entender porquê aquilo estava acontecendo. Resolvi sentar com a tela na minha frente e as tintas ao meu lado e prometi a mim mesmo que só sairia dali com o trabalho pronto. Foi quando eu percebi que fazer algo no estilo do Expressionismo, proposta da Jana, não se tratava de criatividade ou imaginação, mas sim de sentimentos. Nesse momento a coisa começou a fluir. Meu cérebro estava no comando e minhas mãos davam pinceladas que nem eu sabia que eram capazes. Antes do fim do dia, a pintura ficou pronta.
O que quero dizer é que, às vezes, podemos ter muita dificuldade de entender e aceitar o que sentimos. Não necessariamente sentimentos por outras pessoas, mas por nós mesmos. E foi isso que aconteceu comigo, foi por isso que não consegui produzir a tela logo de cara.
Quando ficou pronta, decidi intitular a pintura de Dualismo. O motivo é simples: os tons frios representam os sentimentos ruins e negativos, enquanto os tons quentes representam os bons e positivos. No meio, há um mero ser, que fica dividido por esses sentimentos vindos de todos os lados. Isso era o que eu sentia e foi o que demonstrei.
Você faz parte da nossa comunidade e quer ver o seu texto publicado aqui? Envie-o para exatamenteoblog@gmail.com. Veja mais informações na seção "Sobre o blog".
Adorei a tela e o texto!
ResponderExcluirsensacional, Davi! ficou linda a tela e o texto, parabéns! :)
ResponderExcluir